Por tamara.coimbra
China - O Tribunal Popular do Distrito de Dongcheng, em Pequim, a capital da China, condenou nesta sexta-feira o ator Jaycee Chan, filho do astro do cinema e das artes marciais Jackie Chan, a seis meses de prisão por um crime relacionado com o consumo de drogas, informou a agência oficial de notícias "Xinhua".
Jaycee Chan, de 32 anos, foi considerado culpado de "proporcionar um espaço para o consumo de drogas", um crime que pode ser punido com até três anos de prisão na China, mas os advogados conseguiram uma pena mais reduzida.
Ator Jaycee Chan é levado ao tribunalReuters

Chan foi detido no dia 14 de agosto de 2014 junto com um colega de profissão, o taiwanês Ko Chen-tung, quando ambos fumavam maconha em sua casa em Pequim. Os dois permaneceram detidos por vários dias em agosto pelo consumo da droga e se mostraram publicamente arrependidos em aparições televisivas.

Jackie Chan, de 60 anos, é uma das celebridades chinesas mais conhecidas no mundo. O ator também mostrou sua chateação pela conduta do filho nos últimos meses.

"Estou muito zangado e surpreendido pelo que ele fez", disse o astro pouco depois da prisão de seu filho em sua conta na rede social Weibo, um equivalente chinês do Twitter, e acrescentou que se sentia "muito envergonhado e decepcionado como pai".

Publicidade
A condenação de Jaycee Chan faz parte de uma campanha contra o consumo de drogas nas grandes cidades chinesas, como Pequim, onde aproximadamente 8 mil pessoas foram detidas por esse motivo no ano passado, entre elas grandes celebridades como atores, músicos e diretores de cinema.