Mais Lidas

Localizada fuselagem do avião da AirAsia que caiu no Mar de Java

A localização era considerada decisiva porque as autoridades acreditam que os corpos das vítimas estejam presos dentro da fuselagem

Por tamara.coimbra

Indonésia - Um navio de Cingapura encontrou a fuselagem do avião da AirAsia que caiu no mar, no final de dezembro, com 162 pessoas a bordo, anunciou o ministro da Defesa, Ng Eng Hen. O ministro escreveu na sua conta no Facebook ter sido informado de que um dos navios cingapurenses envolvidos nas buscas, o MV Swift Rescue, “localizou a fuselagem do avião da AirAsia no Mar de Java”.

Chefe da Agência Nacional de Busca e Salvamento mostra uma imagem que se acredita ser da fuselagem da AirAsia Voo QZ8501%2C fotografada por um submarinoReuters

Ele acrescentou que imagens recolhidas por um veículo operado remotamente “mostram parte da asa e das letras na fuselagem”.

A publicação do ministro inclui fotos tiradas debaixo da água em que são visíveis as palavras now (agora) e everyone (todo mundo), aparentemente parte do slogan da companhia — "Now everyone can fly" (Agora todo mundo pode voar) — pintado nos aviões. “Informamos a autoridade indonésia de buscas que agora pode iniciar as operações de resgate”, escreveu.

A localização da fuselagem do Airbus 320-200 era considerada decisiva porque as autoridades acreditam que os corpos da maioria das vítimas estão presos dentro dela. Até o momento, apenas 48 corpos foram recuperados.

“O acidente foi um acontecimento trágico que se traduziu na perda de muitas vidas. Espero que, com a fuselagem localizada, possa de alguma forma ser aliviada a dor das famílias das vítimas”, acrescentou. As caixas-pretas do avião já foram recuperadas e a sua análise pode permitir saber a causa do acidente.

O voo 8501 da AirAsia caiu no Mar de Java em 28 de dezembro quando fazia um voo da cidade indonésia de Surabaya para Cingapura.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia