Por paloma.savedra
Buenos Aires - A perícia da Argentina confirmou que a bala que matou o procurador Alberto Nisman era da arma encontrada ao lado de seu corpo nesta segunda-feira (19) em sua casa, em Puerto Madero, Buenos Aires. O promotor federal denunciou há poucos dias a presidente Cristina Kirchner por encobrir os autores do ataque contra a Associação Judaica, Amia, em 1994. 
Nisman acusou Kircher de acobertar os culpados na explosão ao centro judaico em troca de relações comerciais%3B ele daria mais detalhes ao congresso nesta segunda-feiraReuters

O chefe de gabinete do governo argentino, Jorge Capitanich, tinha informado em uma breve declaração que o corpo de Nisman foi encontrado nesta madrugada no banheiro de sua casa junto "de uma arma de fogo de calibre 22 além de uma cápsula", sem especular sobre possíveis causas de sua morte.

Procurador argentino que denunciou Kirchner é encontrado morto em casa

Os especialistas em balística da polícia, que compararam o chumbo extraído da cabeça do promotor com o da arma, confirmaram que a bala que o matou foi disparada por esta pistola de calibre 22.

A justiça espera que o registro Nacional de Armas (Renar) identifique se a pistola achada pelos investigadores é uma das duas armas registradas no nome do promotor. À espera dos resultados da autópsia, que já terminou e cujas conclusões serão divulgadas nas próximas horas, a promotora, Viviana Fein, antecipou que Nisman morreu "com um único disparo".

Investigadores encontram documentos sobre a denúncia

Os investigadores não acharam nenhuma carta de despedida, mas numerosa documentação sobre a denúncia apresentada por ele na semana passada contra a presidente Cristina Kirchner e alguns de seus colaboradores que teriam encoberto a participação do Irã no atentado contra a associação judaica Amia em 1994.

Nisman compareceria hoje ao Congresso para apresentar provas sobre esse acobertamento do Poder Executivo de terroristas iranianos que mataram 85 pessoas no atentado.

Uma mulher homenageia%2C nesta segunda%2Cas vítimas da explosão no centro judaico Amia%2C em Buenos Aires%3B a comunidade judaica considerou a morte do procurador uma catástrofeEfe

A investigação e a comunidade judaica atribuem ao Irã e à organização Hezbollah o planejamento e a execução do ataque terrorista.

Alberto Nisman, que comandava a investigação da explosão que também deixou 300 feridos, em Buenos Aires, disse na semana passada que Cristina havia aberto um canal de comunicação secreto com o grupo de iranianos suspeito de ter plantado a bomba. 

Segundo Nisman, o esquema tinha como objetivo inocentar os suspeitos para que a Argentina pudesse negociar as exportações de carne e grãos em troca de petróleo do Irã.

Com Efe e Reuters