Por bianca.lobianco
Rio - As donas de longas madeixas costumam se orgulhar da cabeleira. Mas, no verão carioca, que atire a primeira tesoura para aquela que nunca passou pela cabeça ‘raspar’ o cabelo para aliviar o calor. De fato, as altas temperaturas causam problemas incômodos no couro cabeludo, como a oleosidade, que pode gerar fungos e caspa. O resultado final são fios enfraquecidos e até mesmo sujeitos a queda.
No verão%2C é preciso redobrar a atenção contra caspa e fungos Istock

Dermatologista do Hospital Badim, Danielle Medeiros afirma que é comum os cabelos ficarem mais oleosos durante o verão. “Com o forte calor, as glândulas sebáceas produzem mais sebo, que entope os folículos capilares. O suor provoca a liberação da substância, deixando a cabeça mais úmida”, explica. Então, o couro cabeludo fica sujeito ao aparecimento de caspa, dermatite seborreica e outros males.

Estes problemas podem causar o ressecamento dos fios no comprimento, a queda ou até mesmo o impedimento de crescimento capilar. “A oleosidade provoca maior coceira na cabeça. Mas coçar é um perigo, porque as pessoas podem se ferir e contrair as bactérias da unha”, destaca.

Além de evitar o ato, Danielle sugere que o cabelo fique seco na maior parte do tempo. A dermatologista diz que receitas naturais, como máscara de mel e abacate ou vinagre de maçã podem ser boas opções para se prevenir contra a oleosidade. “Alguns alimentos contêm vitaminas que ajudam no fortalecimento. Uma dica fundamental é não dormir com os fios molhados: atrai fungos”.

Confira algumas receitas caseiras

VINAGRE DE MAÇÃ
O vinagre de maçã é muito poderoso para ajudar o fortalecimento dos cabelos, evitando a queda. Ele também ajuda a recuperar as cutículas, o que torna o cabelo mais brilhante e resistente. Para utilizar esse tratamento, é necessário misturar uma parte de vinagre (obrigatoriamente de maçã) a duas partes de água. Se preferir, acrescente óleos essenciais, para minimizar o odor do vinagre. Deixe agir por vinte minutos e lave normalmente. O procedimento pode ser repetido até duas vezes por semana.

MEL E ABACATE
O mel é um importante agente para hidratar os cabelos, deixando os fios sedosos e macios. Para fazer essa máscara é necessário: três colheres de mel, duas colheres de azeite e meio abacate. Misture tudo até virar um creme homogêneo e passe no cabelo a dois dedos da raiz. Separe em mechas para que ele seja mais eficiente e massageie sempre os fios. Deixe o tratamento agir por 20 minutos e enxágue.
Publicidade
LEITE E LIMÃO
Essa mistura resulta em cabelos muito mais lisos. Para fazer essa máscara, misture um copo de leite a duas colheres de suco de limão. Leve à geladeira e deixe a mistura reagir até que chegue a um ponto de creme, espesso. Espalhe a máscara por todo o cabelo com a ajuda de um pente e deixe agir por 30 minutos. O processo pode se realizado três vezes por semana.
Publicidade