Por tamara.coimbra
Grécia - O líder da coalizão de esquerda Syriza, Alexis Tsipras, jurará nesta segunda-feira o cargo de primeiro-ministro, após chegar a um acordo para formar governo com Panos Kammenos, presidente do partido de direita nacionalista Gregos Independentes. Tsipras chegará às 12h (hora de Brasília) na presidência da República para jurar o cargo diante do chefe de Estado, Karolos Papulias.
Alexis Tsipras%2C líder da oposição e chefe do partido radical Syriza da esquerda%2C cumprimenta os simpatizantes após os resultados das eleiçõesEFE

Antes de comparecer ao palácio presidencial, Tsipras se reunirá com o arcebispo de Atenas, Jeronimo, a quem deverá comunicar que não fará um juramento religioso do cargo. Tsipras se tornaria assim o primeiro chefe de governo do país que não realizaria o ritual. Na Grécia, o juramento de governo tradicionalmente conta com a presença do líder da Igreja da Grécia, o arcebispo de Atenas.

Publicidade
Kammenos, líder dos Gregos Independentes (ANEL), também deve se reunir com o arcebispo nesta tarde. Tsipras e Kammenos selaram na manhã desta segunda-feira um pacto de governo e, após uma reunião de cerca de uma hora de duração, o líder do ANEL afirmou que "a partir deste momento há governo" na Grécia.
"O objetivo é que os gregos avancemos unidos para readquirir a soberania nacional", disse Kammenos ao sair do encontro.
Publicidade
Syriza venceu amplamente as eleições, com 36,34% dos votos e 149 cadeiras, apenas duas a menos da maioria absoluta. Já o partido Gregos Independentes se tornou a sexta força do parlamento grego, com 4,75% dos votos e 13 cadeiras.
Para esta terça-feira esta previsto o juramento da equipe de governo. A Syriza já tinha anunciado a intenção de diminuir de 18 para 10 o número de ministérios.