Dieta por aplicativo é rápida, mas pode perder a eficácia

No sistema de pontos, chance de voltar a engordar é alta: não há reeducação alimentar

Por bferreira

Rio - Aos 72 anos, Susana Vieira fez bonito na Marquês de Sapucaí. No domingo de Carnaval, a atriz desfilou como rainha de bateria da Grande Rio e mostrou estar com o corpo em dia. Segundo ela, o segredo foi a ‘Dieta de Pontos DS’, com a qual conseguiu perder seis quilos em apenas dois meses, e sem fazer sacrifícios.

Susana perdeu seis quilos em apenas dois meses antes do desfileFernando Souza / Agência O Dia

Em entrevista à revista ‘Malu’, a atriz afirmou que passou a comer de três em três horas e cortou os doces. A dieta dos pontos é acessada por meio de um aplicativo para celular, que elabora o cardápio e recomenda uma série de exercícios físicos.

Para Mariana Catta-Preta, chefe da nutrição do Centro Universitário Celso Lisboa, a dieta de pontos pode trazer resultados a curto prazo, mas não é a ideal. “Ela dá liberdade, você só precisa comer dentro do seu limite de pontos. Mas a pessoa não se educa e a chance de engordar de volta é alta”, diz ela.

De acordo com a especialista, o correto a fazer é procurar um nutricionista e formular uma dieta dentro das suas necessidades específicas. “Há pessoas, por exemplo, que não vivem sem doce. Para elas, o profissional pode trocar um carboidrato do jantar por uma sobremesa com açúcar”, explica.

No entanto, Mariana não é só críticas ao método da atriz. A nutricionista garante que a atividade física é fundamental em qualquer dieta. “É impossível perder peso sem exercício. É preciso gastar as calorias que a gente consome”, afirma ela.

Outro mérito de Susana é ter conseguido emagrecer na sua idade. “A cada dez anos, o corpo perde 10% da sua capacidade metabólica. Perder 6 kg aos 72 anos é bastante díficil”, argumenta.

CAFÉ DA MANHÃ
Tapioca recheada de queijo, tomate e orégano, 1 pêssego e copo de suco de abacaxi com hortelã.

LANCHE DA MANHÃ
3 castanhas de caju, 2 nozes e 2 castanhas do Pará.

ALMOÇO
3 colheres de arroz integral, 1 concha de feijão, 1 filé de frango grelhado, 2 colheres de berinjela cozida, 2 colheres de cenoura ralada e 4 folhas de alface.

LANCHE DA TARDE
Sanduíche integral de creme de ricota, cenoura ralada, alface e tomate.

JANTAR
Nhoque de abóbora, 1 pires de espinafre, 4 folhas de alface, 2 colheres de palmito, 5 tomates-cereja.

LANCHE DA NOITE
1 copo de leite desnatado com 1 colher de mel.


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