Por victor.duarte

Argentina - Mais de 4 mil pessoas foram evacuadas nesta terça-feira no centro da Argentina por causa das inundações que atingem o país, enquanto no sul a luta é contra o fogo, que já arrasou mais de 35 mil hectares de floresta nativa e ainda não foi controlado pelas autoridades. Uma das províncias mais afetadas pelas chuvas é Córdoba, cujo governador, José Manuel da Sota, confirmou nesta terça que o número de desabrigados já superou 2 mil e ordenou a divisão do estado em cinco microrregiões para responder de forma mais eficiente à emergência.

Inundações castigam várias regiões da Argentina e deixam mais de 2 mil desabrigadosEfe

O governador também informou que o Exército da Argentina montará um centro de distribuição de ajuda aos afetados na cidade de Villa María, em Córdoba. "A situação é crítica. A prioridade é proteger a vida da população e a paz social. Se for preciso inundar os campos para tirar a água dos povoados, nós o faremos", afirmou Sota. Na província vizinha de Santa Fé, até o momento não foram registrados danos materiais.

No entanto, mais de mil pessoas de cinco departamentos da região foram evacuadas, confirmaram fontes do governo argentino. "Não é de extrema gravidade, mas estamos alertas", disse o governador de Santa Fé, Antonio Bonfatti, em entrevista coletiva para dar detalhes sobre a situação na região, acrescentando que o norte da capital provincial estava completamente alagada. Em San Luis, também no centro do país, há 375 desabrigados, informou a agência oficial Télam.

"Situação é crítica. A prioridade é proteger a vida da população e a paz social", disse governador de CórdobaEfe


Você pode gostar