Por victor.duarte

Inglaterra - Diversos cinemas de Londres emitiram um alerta para os espectadores perante as "pertubadoras" semelhanças entre uma das histórias narradas no filme "Relatos Selvagens" e o acidente aéreo nos Alpes franceses da semana passada, explicou nesta terça-feira uma porta-voz do British Film Institute (BFI).

Em uma das seis histórias narradas no filme, dirigido pelo argentino Damián Szifron, um homem se fecha na cabine de um avião, uma situação similar ao que aconteceu com o copiloto da companhia aérea alemã Germanwings Andreas Lubitz. No acidente, morreram as 150 pessoas que estavam a bordo do voo. Perante a polêmica levantada no Reino Unido por essa semelhança, as salas do BFI avisam aos espectadores antes de comprar as entradas que o filme é "uma obra de ficção".

Cinemas exibem alerta antes do filme 'Relatos Selvagens' após queda de avião nos Alpes francesesDivulgação

"Qualquer similaridade com eventos reais é uma involuntária e infeliz coincidência", ressalta a nota dos cinemas. A rede "Curzon" também publicou uma advertência explícita em seu site. "Depois do acidente aéreo da Germanwings em 24 de março, por favor levem em conta que 'Relatos Selvagens' contém sequências que alguns espectadores podem achar pertubadoras".

Uma porta-voz do British Filme Institute ressaltou que as similitudes entre o filme, indicado na edição passada do Oscar como melhor filme em língua estrangeira e à Palma de Ouro em Cannes, são "obviamente uma terrível coincidência".

Segundo o BFI, os cinemas de Londres registraram um aumento de público para ver o filme desde que este estreou na sexta-feira passada. "Ele colheu boas críticas na imprensa britânica na semana passada. É difícil saber quais são os motivos do público para ir ao cinema", afirmou a porta-voz do BFI.

Você pode gostar