Por bferreira

Canadá - Afastada dos palcos desde junho de 2014, a cantora pop Avril Lavigne, 30 anos, revelou à revista norte-americana ‘People’ o motivo da interrupção na agenda. A canadense foi diagnosticada em outubro com uma forma grave da Doença de Lyme, infecção bacteriana transmitida pelo carrapato estrela, muito comum nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, outras espécies do animal também provocam infecções.

Avril revelou em revista a causa de seu afastamento dos palcosDivulgação

Especialistas ressaltam que casos graves como o da cantora não são comuns. “No Brasil, por exemplo, há doenças com características e sintomas muito parecidos com a forma mais comum da Doença de Lyme. O tratamento é fácil e o risco, baixo”, assegura o médico de família Rodrigo Lima. Segundo ele, distúrbios passados através da picada de carrapatos não constituem problema de saúde pública no Brasil. “Os casos são pontuais. As nossas maiores preocupações devem ser as doenças tropicais, como a dengue e a malária”, afirma ele.

COMO TIRAR O INSETO DA PELE

Para se prevenir da Doença de Lyne e outros males associados a carrapatos, a dica principal é saber retirar o animal do corpo. “O carrapato se fixa com muita força na pele. Tentar tirar com a mão, puxando-o, pode estourá-lo e aumentar o risco de transmissão. O ideal é usar pinça”, aconselha.

Na entrevista à revista, Avril contou ter passado meses de cama, sofrendo com fortes dores por todo o corpo. “Eu pensei que estava morrendo. Estava tão fraca que mal conseguia comer e precisava de alguém para me dar banho”, narrou.

Segundo o médico Rodrigo Lima, a celebridade acabou contraindo a forma mais rara da doença, na qual os sintomas persistem até mesmo depois do tratamento com antibióticos. “São casos muito incomuns que não estão relacionados ao tratamento. O paciente sente dor nos joelhos, pernas e fica incapacitado, às vezes durante meses”, relata o especialista.

Febre e falta de disposição

Recorrente em regiões de clima mais frio, como Estados Unidos e algumas partes da Europa, a Doença de Lyme se manifesta normalmente em sua forma benigna, sem oferecer grandes riscos ao portador.

O diagnóstico também é simples, aponta o médico de família Rodrigo Lima. “A picada do carrapato gera uma mancha avermelhada e que se move. Ela surge numa parte do corpo e reaparece em outra depois”, explica o especialista.

Na maioria dos casos, o paciente com o distúrbio apresenta os mesmos sintomas de gripe, como febre e falta de disposição. Segundo Rodrigo, o mal, que não é contagioso de pessoa para pessoa, é transmitido com frequência em área de florestas.

“Na maioria das vezes a doença é contraída em um acampamento. Por isso, é preciso lavar muito bem o material de camping para evitar que um carrapato fique preso nele”, afirma.

Você pode gostar