Por felipe.martins

Rio - Simples reforma nos encanamentos do banheiro de sua casa mudou a vida do italiano Andrea Faggiano. Tudo isso porque atrás das paredes o homem descobriu um tesouro arqueológico que, após quinze anos de escavações, já somam 5 mil peças de cerâmica e transformaram o local em um museu.

Morador da cidade de Lecce, Faggiano pretendia fazer um restaurante no local, mas ao primeiro sinal das descobertas não parou mais de escavar os subterrâneos da casa. “Aqui no sul da Itália, em qualquer lugar que você escava, pode encontrar um pedaço de história”, afirmou o italiano à BBC.

Imagens sacras estão entre as várias peças achadas por FaggianoDivulgação

Preocupados com tudo que iam encontrando em buracos de até 15 metros de profundidade, Faggiano, o pai e outros três irmãos tentaram esconder a atividade de vizinhos e até mesmo da própria mãe.
“Nosso pai nos disse que não era para dizer nada à nossa mãe, para ela não ficar nervosa, mas as roupas sujas nos denunciaram”, diz.

Esculturas e cômodos

Depois das primeiras escavações, a família Faggiano buscou saber a história do tesouro que tinha em mãos. Descobriram que a casa estava sobre vestígios da passagem dos messápios pela região, há 2.500 anos, antes mesmo da ocupação da península italiana pelos romanos.

Ao todo, 5 mil peças de cerâmica já foram achadas pelos Faggiano numa área que contava com ossários, tanques, quartos, despensas e esconderijos. Hoje dono de um museu arqueológico, Luciano, que jamais abriu o restaurante, se orgulha do trabalho em conjunto com seus parentes. “Tudo foi tirado por mim, meu pai e meus irmãos, com as nossas próprias mãos”, lembrou.



Você pode gostar