
Coreia do Sul - O comandante da balsa sul coreana Sewol que afundou no dia 16 de abril de 2014 matando mais de 300 passageiros, foi condenado nesta terça-feira à prisão perpétua. A maioria das vítimas era estudante em passeio escolar.
Lee Joon-seok, de 69 anos, tinha sido condenado a 36 anos de prisão em novembro em primeira instância, por negligência e abandono do navio. Porém, ele foi absolvido de homicídio, desagradando aos familiares das vítimas.
Com isso, a Corte de Apelo de Gwangju reconheceu hoje a acusação de homicídio, agravando a pena.
Outros 14 membros da tripulação foram condenados em segunda instância a penas de 18 meses a 12 anos de prisão.
O naufrágio da balsa ocorreu por múltiplos fatores, de acordo com as investigações, como excesso de peso e incompetência da tripulação. Ao todo, 450 pessoas estavam a bordo da embarcação no dia 16 de abril de 2014.
As buscas pelos corpos das vítimas foram encerradas em novembro do ano passado, mesmo sem a localização de nove corpos.