Por thiago.antunes

Nepal - O número de mortos deixado pelo terremoto que há 15 dias abalou o Nepal chegou neste domingo a 8.019, enquanto o total de feridos está em 17.866, conforme os últimos dados oficiais do governo nepalês.

De acordo com o Centro Nacional de Operações de Emergência em sua conta no Twitter, a maior parte dos feridos está nos distritos de Sindhupalchok, ao norte da capital nepalesa, e na demarcação administrativa de Katmandu.

Vilas em regiões montanhosas do Nepal foram varridas após terremotoReuters

Além disso, o Executivo do país asiático calcula que 290.800 construções ficaram totalmente destruídas e 251.800 parcialmente comprometidas, após o terremoto de 7,8 graus de magnitude na escala Richter em 25 de abril.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 8 milhões de pessoas necessitem de ajuda e 3 milhões de alimentos e, por isso, pediu US$ 415 milhões, dos quais só arrecadou até agora 10%, de acordo com o Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários do organismo internacional.

Este foi o terremoto de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região do Himalaia em uma década, desde que em 2005 outro tremor ocasionou a morte de mais de 84 mil pessoas na Caxemira.

Você pode gostar