Por bferreira

Síria - Terroristas da organização Estado Islâmico (EI) executaram a tiros, ontem, cerca de 20 pessoas dentro do antigo anfiteatro da cidade histórica de Palmira, na Síria. A informação foi apurada pela ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que tem uma rede de informantes. Os extremistas acusavam as vítimas de apoiarem o governo sírio.

Ruínas são patrimônio histórico, mas viraram palco de fuzilamentosEfe

“Executaram cerca de 20 homens no anfiteatro romano e obrigaram a população local a assistir”, afirmou o diretor do Observatório, Rami Abdulrahman, citando fontes no interior da cidade.

O EI, cujos integrantes são militantes extremistas sunitas, tomaram o controle da cidade na semana passada, obrigando as forças do governo a bater em retirada. Ao menos 200 pessoas teriam sido mortas e 600, capturadas. Segundo o governo sírio, as execuções já teriam chegado a cerca de 400.

O anfiteatro — que lembra o famoso Coliseu de Roma, na Itália — faz parte das ruínas milenares de Palmira, consideradas patrimônio mundial pela Unesco.

Na Síria, aproveitando-se da guerra civil pré-existente, que já deixava o país enfraquecido, o grupo terrorista tomou o controle de extensas regiões. Dia 21, o EI controlou Palmira, próxima à fronteira com o Iraque, onde também vem crescendo. O avanço do EI fez com os Estados Unidos formassem, ano passado, coalizão internacional para combatê-lo.

No Nordeste da Síria, forças curdas expulsaram ontem militantes do EI de 14 localidades cristãs assírias.

Você pode gostar