Por bferreira

Rio - Depois de a Disney proibir, dias atrás, os paus de ‘selfie’ em seus parques por motivos de segurança, a Rússia também entrou na guerra contra os autorretratos. O país lançou esta semana campanha alertando sobre o aumento no número de “traumas e mortes” de pessoas que se arriscam ao tirar fotos de si mesmas. Nos anúncios, o governo alerta: “Uma ‘selfie’ pode custar a sua vida”.

Várias situações em que as fotos são perigosas aparecem em ilustrações na campanha do governo russoReprodução Internet

Segundo Yelena Alexeyeva, porta-voz do Ministério russo do Interior, desde o início do ano já ocorreram “algumas centenas de casos de lesões e dezenas de mortes”. A campanha inclui um vídeo, folhetos e alertas na página do governo na internet. Para chamar a atenção da população, a iniciativa usa alertas no estilo de sinais de trânsito. Numa imagem, há o desenho de uma pessoa segurando um pau de ‘selfie’ numa linha de trem com a mensagem: “Uma foto sobre os trilhos da ferrovia é uma má ideia se você valoriza a sua vida”.

Em maio, uma russa de 21 anos atirou em si mesma na cabeça, acidentalmente, enquanto tirava uma ‘selfie’ segurando a arma. Ela sobreviveu. No mesmo mês, um adolescente russo tentou tirar uma foto de si numa ponte ferroviária, mas morreu ao encostar em cabos elétricos. “Antes de tirar uma ‘selfie’, todos devem pensar que um alto número de curtidas pode levar alguém à morte”, advertiu Yelena.

Num dos parques da Disney, em Orlando, nos Estados Unidos, uma montanha-russa teve de ser fechada por várias horas, em junho, depois que um visitante deixou cair seu pau de ‘selfie’ enquanto estava no brinquedo. Atrações turísticas da Europa, como o Palácio de Versalhes, na França, e o Coliseu, em Roma, Itália, também não permitem mais o uso do objeto, como medida de segurança.

Você pode gostar