Por bferreira

Londres - Uma grande operação científica começa a ser montada para desvendar um dos maiores mistérios da humanidade: afinal, nós estamos sozinhos no universo? Para responder a essa eterna dúvida o astrofísico britânico Stephen Hawking lançou ontem um programa que vai buscar vida extraterrestre. Com um custo inicial de US$ 100 milhões, o projeto Breakthrough (‘Escuta Reveladora’, em português) pretende escanear o espaço à procura de sinais de vida inteligente durante 10 anos.

Stephen Hawking diz que tecnologia ajudará na busca a extraterrestresEfe

A iniciativa tem apoio do empreendedor russo Yuri Milner e será a tentativa mais poderosa, completa e intensiva de encontrar sinais de alienígenas em outros planetas. “Em um universo infinito, devem existir outros casos de vida. Pode ser que, em algum lugar do cosmos, talvez exista vida inteligente. Seja como for, não há maior pergunta. É hora de encontrar uma resposta, de buscar vida fora da Terra. Devemos saber”, destacou Hawking durante o lançamento do projeto na academia Royal Society, em Londres.

Para a busca, o projeto envolve o uso de alguns dos maiores radiotelescópios já criados para captar sinais de laser e espectros eletromagnéticos. [+]“O projeto eleva a busca de vida inteligente no universo a um nível completamente novo. É a questão tecnológica mais interessante de nossos dias”, disse o empreendedor Milner.

Segundo os criadores, a ação será bancada por meio de investimentos iniciais bem escolhidos em startups como o Facebook. O empreendedor contou que a sua motivação é a sua crença de que outras civilizações poderiam ensinar à população da Terra como lidar com desafios, como a alocação de recursos naturais.

Em paralelo ao projeto, foi lançada a ‘Breakthroug Message’, competição internacional para criar mensagens digitais que representem a humanidade. Ainda não foi decidido enviá-las ao espaço e a ação deve gerar polêmicas sobre se os humanos devem fazer isso ou não.

Você pode gostar