Por tiago.frederico

França - Destroços de um avião que podem ser do Boeing 777 da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de um ano no Oceano Índico, chegaram à França neste sábado para que investigadores determinem se as peças são mesmo da aeronave.

As partes foram encontradas na Ilha de Réunion, localizada a Leste de Madagascar. De acordo com uma testemunha, um voo da Air France carregando os destroços pousou no aeroporto de Orly, ao Sul de Paris, à 1h17 (horário de Brasília).

LEIA MAIS: Malásia confirma que destroço pertence a Boeing 777

O pedaço de avião será entregue a uma unidade militar na cidade de Toulouse, especializada em análise de destroços de aeronaves.

Especialistas esperam que a peça, que tem pouco mais de 2 metros de comprimento, seja uma parte da asa, conhecida como flaperon, do avião que operava o voo MH370 da Malaysia Airlines, que desapareceu em março de 2014. Também foi encontrado parte de uma bagagem.

O avião transportava 239 pessoas, e algumas famílias estão brigando com a companhia aérea por uma indenização maior. O ministro dos Transportes da Malásia, Liow Tiong Lai, disse neste sábado em Kuala Lampur que autoridades malaias estão viajando à Ilha de Réunion para procurar mais destroços. Alguns deles também estão indo à França.

"Se o flaperon pertence mesmo ao MH370, está de acordo com os padrões de correntes do Sul do Oceano Índico. Mas não queremos especular. Vamos esperar pela investigação das autoridades francesas", disse.

A descoberta dos destroços pode finalmente confirmar que o avião caiu no mar após sair da rota esperada para o voo de Kuala Lumpur a Pequim, ajudando a encerrar 16 meses de incertezas.

Um pedaço de bagagem encontrado no local também está sendo levado à França e será enviado para uma unidade especializada em testes de DNA.

Você pode gostar