Por bferreira

Rio - Um dos principais problemas dos hospitais, sejam públicos ou privados, é o tamanho das filas. Pensando neste problema, o engenheiro Dario Bolívar criou um programa computacional que permite maior agilidade no atendimento e reduz o tempo de espera nas unidades de saúde, principalmente para quem precisa fazer algum tipo de cirurgia.

O projeto foi apresentado durante a dissertação de mestrado do especialista, na área de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Para atingir o efeito desejado, o sistema estabelece prioridades na organização das filas dos hospitais, levando em consideração quesitos como gravidade da doença, agenda do médico, disponibilidade das salas de cirurgia, enfermaria, número de equipamentos e os exames do paciente.

Uma das orientadoras da dissertação, a professora da PUC-Rio Karla Figueiredo acrescenta ainda que o programa permite que as pessoas também avaliem o custo-benefício de um tipo de recurso médico.

“A questão é bem complexa, envolve diversos fatores e depende dos recursos disponíveis em cada unidade de saúde. Mas a solução pode ser desenvolvida como produto e tornar o atendimento ao cidadão mais eficiente do que o que existe hoje”, explica a professora.

Você pode gostar