Por clarissa.sardenberg

Rio - A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, mostrou que 56,9% dos brasileiros com mais de 18 anos têm excesso de peso, o que indica que 82 milhões de pessoas em todo o país apresentaram índice de massa corporal superior a 25.

Segundo o estudo 24,4% das mulheres adultas era obesa em 2013, enquanto, entre os homens, a porcentagem era de 16,8%. O documento também revelou que apenas 2,5% da população têm déficit de peso, ou seja, índice de massa corporal inferior a 18,5.

Pesquisa mostrou que 56%2C9% dos brasileiros com mais de 18 anos têm excesso de pesoReprodução Internet

Outros índices

A PNS indicou que 15% das mulheres entre 18 e 49 anos, sexualmente ativas e que ainda menstruam já sofreram um aborto espontâneo, e só 2,1% das brasileiras declarou que ele foi provocado.

O relatório também mostrou que nos últimos dois anos a metade dos nascimentos ocorreu por cesariana, um número elevado que levou o governo a iniciar uma campanha para estimular o parto natural. Segundo o documento, as brasileiras engravidam pela primeira vez em média com 21 anos, mas nas mulheres com menos escolaridade essa faixa cai para os 19 anos.

Outro dos aspectos tratados no estudo é o das revisões. 60% das mulheres entre 50 e 69 anos declarou ter realizado uma mamografia nos dois anos anteriores à pesquisa. O PNS revelou, ainda que 6,2% da população adulta tinha pelo menos uma deficiência intelectual, física, auditiva ou intelectual.

A publicação, realizada com supervisão do Ministério da Saúde, contou com três períodos, o primeiro divulgado em 2014, quando foram apresentados dados sobre estados de saúde, estilo de vida e doenças crônicas. Na segunda etapa, divulgada em junho, foram oferecidos números sobre os serviços de saúde, acidentes e violência. Para a realização da pesquisa foram visitadas 81.767 casas em todos os estados brasileiros no segundo semestre de 2013, e 62.986 aceitaram responder ao questionário do IBGE.

Você pode gostar