Por gabriela.mattos

Turquia - Militantes curdos mataram 15 policiais em dois ataques a bomba em províncias no leste da Turquia nesta terça-feira, disse um funcionário do governo à Reuters, ampliando o conflito com o Estado turco.

Mais de 40 aviões de guerra turcos atingiram alvos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo) de segunda para terça-feira no norte do Iraque, onde o grupo tem bases, em reação ao assassinato de 16 soldados, no domingo, perto da fronteira iraquiana, o atentado mais mortífero desde o fracasso de um cessar-fogo de dois anos.

O ataque desta terça-feira na província de Igdir, que matou 14 policiais em um micro-ônibus, foi o mais recente de uma série de ações diárias do PKK contra soldados e policiais no leste da Turquia desde a retomada dos conflitos em julho. Outro ataque a bomba, na província sudeste de Mardin, matou um policial e feriu outros três.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que o PKK sofreu "danos sérios" dentro e fora da Turquia e que agora está com um pé atrás.

"Os acontecimentos recentes são resultado do pânico que se seguiu. As perdas infligidas pelas operações (dos militares turcos) à organização podem ser expressas em milhares", afirmou ele em discurso a acadêmicos em seu palácio em Ancara.

A retomada dos combates, semanas antes de eleições nas quais o governista Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco) espera recuperar sua maioria, acabou com um processo de paz lançado por Erdogan em 2012 na tentativa de pôr fim a uma insurgência que já matou mais de 40.000 pessoas ao longo de três décadas.

Você pode gostar