Por fernanda.macedo

EUA - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou três dias nacionais de oração em homenagem às vítimas do atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque e em Washington. “Eu, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, em virtude da autoridade que me confere a Constituição e as leis dos Estados Unidos, proclamo, sexta-feira, 11, até domingo, 13 de setembro, três dias de oração em comemoração nacional”, indicou, por meio de comunicado.

'Perderam-se quase 3 mil valiosas vidas e seus entes queridos tiveram de enfrentar um sofrimento inimaginável', disse BarackReuters

“Peço aos norte-americanos que honrem e recordem as vítimas do 11 de setembro de 2001 e seus entes queridos por meio de orações, contemplação, memoriais, visitas a locais de homenagem, do tocar dos sinos, vigílias a luz de velas e outras cerimônias e homenagens apropriadas,” disse.

O presidente dos Estados Unidos lembrou que há 14 anos, a paz de uma bonita manhã foi quebrada. “Os acontecimentos de 11 de setembro de 2001 deixaram uma marca no espírito de todos os norte-americanos e a nossa nação mudou para sempre. Perderam-se quase 3 mil valiosas vidas e seus entes queridos tiveram de enfrentar um sofrimento inimaginável”, indicou Obama.

Familiares reuniram-se nesta sexta-feira para lembrar os quase 3 mil mortos nos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York, na Pensilvânia e nos arredores de Washington 14 anos atrás, quando aviões sequestrados por militantes da Al Qaeda derrubaram as torres do World Trade Center no maior ataque terrorista da história.

Em Nova York, parentes das vítimas leram seus nomes em tom solene e comovido, observados por servidores em uniformes de gala. A cerimônia teve momentos de silêncio e o dobrar de sinos para marcar o instante em que cada um dos aviões atingiu seus alvos. Flores foram depositadas no local onde se erguiam as torres, transformado em Museu e Memorial.

No dia 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos sofreram o pior ataque terrorista de sua história, quando dois aviões sequestrados pela Al-Qaida se chocaram contra as Torres Gêmeas, em Nova Iorque, e outro contra o Pentágono, em Washington, enquanto um quarto avião caiu na Pensilvânia.

Você pode gostar