Por marcelle.bappersi

Atenas - O político grego de esquerda Alexis Tsipras fez neste domingo um último pedido para que eleitores cautelosos o reconduzam ao poder em uma eleição acirrada, depois de um ano tumultuado em que ele cedeu a exigências europeias de austeridade para manter o país funcionando.

Tanto Tsipras quanto seu rival conservador Vangelis Meimarakis, que buscam assumir a desafiadora tarefa de capitenear o país em meio a uma crise de refugiados e a penosas reformas econômica, pediram uma alta participação na votação, que segundo as pesquisas deverá ter resultado apertado.

Esta é a terceira vez que gregos votam este ano, depois de uma eleição que colocou Tsipras no poder e de um referendo em que eleitores disseram a ele para desprezar os termos de um pacote de auxílio econômico da União Europeia, apenas para vê-lo concordar com o plano.

Com eleitores cansados e com os grandes partidos concordando pacote o pacote de resgate, há sinais de uma baixa participação na eleição, o que pode ajudar os conservadores contra o carismático Tsipras.

Sorrindo enquanto depositava seu voto em uma escola de um bairro operário no subúrbio de Atenas, Tsipras pediu que seus compatriotas estimulem uma nova era e "dêem um mandato para um governo forte com quatro anos de horizonte, que é o que país precisa".

Pesquisas na sexta-feira mostraram o partido Syriza, de Tsipras, praticamente empatado com o conservador Nova Democracia, de Meimarakis.

A votação deverá ser encerrada às 13h (horário de Brasília), seguida de uma pesquisa boca de urna, com projeção de resultado esperada para duas horas depois.

Você pode gostar