Por clarissa.sardenberg

Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira que o governo norte-americano está preparado para trabalhar com a Rússia e o Irã para tentar acabar com a guerra na Síria, que já dura mais de quatro anos e deu origem aos militantes do Estado Islâmico. Durante o discurso na Assembleia-Geral da ONU, ele descreveu o presidente sírio Bashar Al-Assad como um tirano.

Barack Obama durante discurso na Assembleia-Geral da ONUEFE

"Os Estados Unidos estão preparados para trabalhar com qualquer nação, incluindo Rússia e Irã, para terminar o conflito", disse Obama. "Mas precisamos reconhecer que não pode haver, após tanto derramamento de sangue, tanta carnificina, um retorno ao status quo pré-guerra".

"Não há espaço para acomodar um culto apocalíptico como o Estado Islâmico e os Estados Unidos não fazem desculpas para usar nosso Exército como parte de uma ampla aliança para ir atrás deles", disse.

Rússia em outro caminho 

Já o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira que é um grande erro não cooperar com a força militar do presidente da Síria, Bashar al-Assad, que ele alega ser o único contingente que está combatendo de verdade os militantes do Estado Islâmico na Síria.

"Nós acreditamos que é um grande erro se recusar a cooperar com o governo sírio e suas forças que estão valentemente combatendo o terrorismo cara a cara", disse Putin à Assembleia-Geral da ONU.

"Nós devemos finalmente reconhecer que ninguém, a não ser as Forças Armadas do presidente Assad e a milícia (curda), está verdadeiramente combatendo o Estado Islâmico e outras organizações terroristas na Síria", disse Putin.


Você pode gostar