Por gabriela.mattos

Estados Unidos - Um atirador invadiu a universidade Umpqua Community College, em Oregon, nos Estados Unidos, e matou pelo menos 13 pessoas e deixou outras 20 feridas nesta quinta-feira, confirmou a governadora do Oregon, Kate Brown. Encontrado em uma das salas de aula, o homem, que tinha 20 anos, foi morto durante uma troca de tiros com a polícia.

Por meio de uma mensagem no Twitter, o Corpo de Bombeiros da cidade recomendou que os moradores não fiquem perto da universidade, que reúne cerca de 3,3 mil estudantes. O hospital da região já recebeu os feridos. Neste momento, os agentes estão fazendo as primeiras investigações no local.

Após tiroteio%2C policiais fecharam universidade em Oregon%2C nos Estados UnidosANSA

Uma das testemunhas, Kortney Moore, de 18 anos, disse que estava assistindo a uma aula quando um tiro atingiu a janela na sala. Segundo a jovem, a bala atingiu a cabeça de sua professora. Depois, o homem teria invadido o local e pedido para as pessoas se abaixaram. "Ele perguntou qual era a religião das pessoas e depois começou a atirar", contou Korntey ao site "NR Today".

Já Brady Winder, de 23 anos, afirmou que estava próximo a uma sala quando ouviu o barulho dos tiros. "Os estudantes começaram a fugir pelos corredores", lembrou o jovem.

Em nota enviada à rede "CNN", o gabinete do xerife do condado de Douglas County diz que recebeu relatos de tiroteio por volta das 10h40 locais (14h40, pelo horário de Brasília). Os agentes disseram que, na noite anterior ao crime, o atirador expôs suas intenções em conversas com outras pessoas onlines. "Chegamos e encontramos vários feridos em várias salas de aula", contou Ray Shoufler, do departamento de bombeiros de Douglas County.

O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou que faltam leis para endurecer o controle de armas em solo norte-americano e que ele não pode fazer nada sozinho. Esse foi um claro recado ao Congresso, de maioria republicana, que tem relutado em debater medidas que aumentem o rigor na venda de armamentos no país. 

"Espero não ter que voltar aqui de novo no meu mandato de presidente para fazer as condolências. Mas, baseando-se nas minhas experiências, não posso garantir", acrescentou Obama. A instituição comunitária fica em uma área de 40 hectares, e seu campus possui 16 edifícios. Cerca de 3,3 mil pessoas estudam na Umpqua Community College.

Além da imprensa local, o crime também foi assunto principal nas redes sociais. No Twitter, a hastag "Oregon" (#Oregon) está entre os temas mais comentados entre os usuários. Assustados, os internautas estão postando novidades sobre o ataque, como o momento em que os agentes revistaram os estudantes na saída da universidade.

A Umpqua é uma faculdade de pequeno porte, mais conhecida como "universidade comunitária". Voltado para pessoas que estão mudando de carreira, o lugar é regional e cobra mensalidade mais barata em relação a outros centros acadêmicos. Segundo a "CNN", a idade média dos alunos é de 38 anos.

VEJA MAIS

Professor é morto durante tiroteio em universidade nos EUA

Atirador invade universidade no Mississippi, nos EUA

Esse é o 45º incidente com armas em instituições de ensino nos Estados Unidos apenas neste ano. Oregon é um dos estados norte-americanos que permitem a entrada no campus com armas de fogo — as instituições podem proibir os equipamentos apenas dentro dos prédios, alojamentos, centros de eventos e salas de aula. No entanto, a norma não vale para faculdades privadas, as quais podem proibir armas em todo o seu espaço.

Com informações da Agência Brasil, ANSA, Reuters e EFE

Você pode gostar