Por fernanda.macedo

Barcelona - A Guarda Civil espanhola prendeu, nesta quarta-feira, em Barcelona duas pessoas de origem marroquina vinculadas ao grupo de recrutamento e doutrinamento da organização terrorista Estado Islâmico (EI).

Os presos, um deles com nacionalidade espanhola, mantinham contatos através das redes sociais com indivíduos em zonas de conflito, aos quais ofereciam apoio e encorajavam a continuar com suas atividades jihadistas, informou o Ministério do Interior.

Segundo a investigação, os detidos criavam perfis para visualizar arquivos em forma de imagens, vídeos e documentos, produzidos pelo EI. Posteriormente, divulgavam esses arquivos a outros usuários através de diversas redes sociais.

A intenção era persuadir as pessoas com as quais faziam contato para se integrar na organização terrorista e se deslocar à zonas de conflito. A investigação continua aberta e a Guarda Civil revistará ainda nesta quarta-feira as residências dos presos.

Nos últimos quatro anos, segundo o Ministério do Interior, foram detidos na Espanha 171 pessoas por suposta relação com o terrorismo jihadista. Diversos relatórios apontam, além disso, que cerca de 3 mil pessoas se deslocaram desde Europa para se somar às fileiras do Estado Islâmico, dos quais cerca de 130 saíram da Espanha.

Você pode gostar