Jihadi John morre em ataque dos EUA ao EI na Síria, dizem autoridades
Líder britânico do Estado Islâmico ficou famoso ao aparecer em vídeos de decapitações e tortura a reféns do grupo
Por clarissa.sardenberg
Síria - Um importante membro britânico do Estado Islâmico e três outros militantes estrangeiros foram mortos por ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos na cidade síria de Raqqa, disse nesta sexta-feira o grupo de monitoramento Observatório Sírio para os Direitos Humanos. Mohammed Emwazi ficou conhecido como 'Jihadi John' em referência aos Beatles.
Uma autoridade norte-americana disse anteriormente que um ataque na área provavelmente matou o britânico conhecido como "Jihadi John", que apareceu em vídeos mostrando o assassinato de reféns norte-americanos e britânicos.
"Um carro que levava quatro líderes estrangeiros do Estado Islâmico, incluindo um jihadista britânico, foi atingido por ataques aéreos dos EUA perto do edifício do governo da cidade de Raqqa", disse Rami Abdulrahman, diretor do grupo de monitoramento sediado na Grã-Bretanha, à Reuters.
"Todas as fontes no local estão dizendo que o corpo de um importante jihadista britânico está em um hospital de Raqqa. Todas as fontes estão dizendo que é Jihadi John, mas não posso confirmar pessoalmente", acrescentou.
Publicidade
Autoridades norte-americanas disseram que os EUA realizaram um ataque aéreo na Síria na quinta-feira tendo como alvo o militante britânico, que foi identificado como Mohammed Emwazi.
O Pentágono informou que ainda estava investigando os efeitos do ataque na cidade síria de Raqqa, capital de facto do Estado Islâmico.
Publicidade
Caso a morte seja confirmada, seria um progresso importante na campanha liderada pelos EUA contra o grupo, após um ano das promessas do presidente norte-americano, Barack Obama, de justiça pelas mortes de reféns norte-americanos.