Por clarissa.sardenberg
Turquia - Um oficial turco declarou ao jornal "The Guardian" que as autoridades francesas foram informadas duas vezes a respeito do homem-bomba do ataque ao Bataclan, Omar Ismail Mostefai, mas que somente recebeu um pedido de informações a seu respeito depois dos ataques em Paris. O país diz ter notificado a França a respeito do suspeito em dezembro de 2014 e junho de 2015.

No dia 10 de outubro de 2014, a Turquia recebeu um pedido de informação do governo francês a respeito de quatro suspeitos de terrorismo, mas o homem-bomba não estava entre eles. Segundo a Turquia, Mostefai entrou no país em 2013 e não há registro de saída.

Ataques terroristas que aconteceram na noite de sexta-feira%2C em Paris deixaram 132 mortosEFE

"Nós não tivemos resposta nenhuma da França a respeito do assunto", declarou o oficial. "Somente depois dos ataques em Paris que as autoridades turcas receberam um pedido de informação sobre Mostefai", completou.

Omar Ismail Mostefai, de 29 anos,foi o primeiro terrorista a ser identificado pela França. Suas digitais foram encontradas em um dedo cortado na casa de shows Bataclan. A inteligência francesa declarou que vinha monitorando Mostefai desde que ele começou a passar tempo com outros radicais em uma mesquita em 2010. Mostefai viajou para Síria entre 2013 e 2014, o que coincide com a data de sua chegada à Turquia.

O premiê da França, Manuel Valls, alertou nesta segunda-feira para a possibilidade de ataques futuros ao país. O número de mortos nos ataques coordenados em Paris foi colocado em 132 neste domingo, mas relatos nesta segunda-feira afirmam que o número pode subir por causa de um erro na contagem.