Por gabriela.mattos
Estados Unidos - Cientistas produziram uma linhagem de mosquitos portadores de genes que bloqueiam a transmissão da malária, na esperança de que possam cruzar com outros membros de suas espécies e gerar descendentes incapazes de disseminar a doença.
Os pesquisadores disseram nesta segunda-feira que usaram a edição de gene, uma técnica de engenharia genética em que o DNA pode ser inserido, substituído ou excluído de um genoma, em uma espécie chamada "Anopheles stephensi", que espalha a malária na Índia urbana.
Cientistas criam mosquito com genes que bloqueiam maláriaBanco de imagens

Os cientistas inseriram DNA na linha germinal das espécies, as células que passam os genes de geração em geração, criando mosquitos com genes que impedem a transmissão da malária, produzindo anticorpos bloqueadores que são repassados ??para 99,5 por cento da prole.

Publicidade
A malária é causada por parasitas transmitidos às pessoas através da picada de mosquitos fêmeas infectadas. O objetivo do trabalho é liberar mosquitos geneticamente modificados para acasalar com os mosquitos selvagens para que seus genes de bloqueio entrem na cadeia e, eventualmente, cubram toda a população do inseto, anulando a capacidade das espécies de infectar as pessoas com os parasitas.
"Pode se espalhar através de uma população com grande eficiência, passando de 1 por cento a mais de 99 por cento em 10 gerações, ou cerca de uma temporada de mosquitos", afirmou o biólogo Valentino Gantz, da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos.
Publicidade
O biólogo Ethan Bier, da mesma universidade, considerou a descoberta uma "potente ferramenta no controle sustentável da malária", já que todos os mosquitos em uma determinada região teriam genes antimalária.