Por clarissa.sardenberg
França - O presidente da França, François Hollande, afirmou nesta segunda-feira que vai intensificar os bombardeios contra o Estado Islâmico (EI) na Síria e que irá escolher os alvos que "causem o maior dano possível" à organização terrorista. Hollande se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, no Palácio do Eliseu e juntos visitaram a casa de shows Bataclan para prestar homenagem às quase 90 pessoas que morreram no último dia 13. O presidente francês disse estar "convencido" da necessidade de ampliar a incursão aérea na Síria.

Hollande, que iniciou com Cameron uma maratona diplomática que inclui compromissos nesta semana com os líderes dos Estados Unidos, Rússia, Alemanha, União Europeia e ONU, garantiu que a prioridade é "destruir o EI" e, por isso, "é preciso que os bombardeios sejam os mais eficazes o possível".

Presidente francês François Hollande em encontro com premiê britânico David Cameron Reuters

"Corresponde ao Reino Unido elucidar como se envolverão na luta contra esse grupo terrorista que declarou guerra contra a França", indicou Hollande que, acompanhado com Cameron, visitou a casa de shows Bataclan, palco do principal massacre dos atentados terroristas de Paris, para homenagear as vítimas. Hollande afirmou que o porta-aviões francês Charles de Gaulle, que entra em operação a partir de hoje no Mar Mediterrâneo, "tem a ordem clara de atingir forte o EI".

Além disso, disse que os bombardeios contam com o respaldo do Conselho de Segurança da ONU, que aprovou na semana passada uma resolução sobre o assunto, um documento que também prevê uma solução política para a atual situação na Síria.

Nesse sentido, Hollande afirmou que "é preciso constituir um governo de união", no qual o atual presidente sírio, Bashar al Assad não pode ter participação por ter "contribuído para massacrar" a população do próprio país. No encontro bilateral, Hollande lembrou que França e Reino Unido têm um acordo de defesa próprio, o Tratado de Lancaster "que impõe obrigações comuns em termos de segurança", além do compromisso assumido como países-membros da União Europeia (UE).
Publicidade
"O objetivo é reforçar, se for necessário, os sistemas de informação contra o terrorismo", disse o presidente francês, que garantiu que Paris e Londres melhorarão as trocas de informação para poderem ser mais eficazes no combate a esse tipo de ameaça. "Precisamos ter certeza que as pessoas que vêm ao nosso território não são cúmplices de ações terroristas, que as verificações de entrada na UE sejam feitas a partir de informações certas para nossos serviços de segurança", ressaltou.
Hollande também falou sobre a decisão tomada na semana passada pelos ministros do Interior e Justiça da UE para melhorar o controle das fronteiras dentro do bloco e a luta contra o tráfico de armas. "Foram tomadas boas decisões e é preciso atuar o mais rápido possível", disse o presidente francês.