Por clarissa.sardenberg
Estados Unidos - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, classificou nesta quarta-feira como "profundamente inquietante" o teste nuclear anunciado pela Coreia do Norte e exigiu a esse país que cesse imediatamente qualquer atividade nesse sentido.
Ban Ki-moon disse que teste com bomba nuclear fere esforços internacionaisEFE

"Este ato é profundamente desestabilizador para a segurança regional e afeta gravemente os esforços internacionais para a não-proliferação (de armas de destruição em massa)", afirmou Ban em um breve pronunciamento a jornalistas na sede das Nações Unidas, nos Estados Unidos. 

"Mais uma vez, este teste viola as várias resoluções do Conselho de Segurança, apesar dos apelos unificados da comunidade internacional para que essas atividades acabem", acrescentou.

O secretário-geral da ONU leu seu discurso meia hora antes de uma reunião de urgência, a portas fechadas, convocada pelo Conselho de Segurança para analisar as repercussões desse teste nuclear. A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira que realizou seu primeiro teste com uma bomba nuclear de hidrogênio. Trata-se do quarto teste nuclear conhecido desde 2006, quando a ONU começou a impor sanções ao país por essas provas.

Publicidade