Por clarissa.sardenberg
Publicado 14/01/2016 11:33 | Atualizado 14/01/2016 11:48

Estados Unidos - O corpo do "Camaleão do Rock", David Bowie, morto no começo da semana em decorrência de um câncer, foi cremado em Nova York, em uma cerimônia secreta sem a presença de familiares ou amigos de acordo com a mídia britânica.  “Não há funeral público ou privado ou memorial público. Não há nada", disse uma fonte ao jornal britânico "Mirror". A cremação teria acontecido na madrugada deste domingo.

David Bowie morreu aos 69 anos logo após lançar o álbum 'Black Star'Reprodução Internet

Antes de morrer, Bowie teria requisitado a chamada "cremação direta", que ocorre "sem cerimônia e sem a presença de parentes", de acordo com o Departamento de Saúde de NY. O serviço é o mais barato do catálogo e as cinzas são devolvidas aos familiares pouco tempo depois.

Bowie viveu em Nova York nos últimos anos e era conhecido pela discrição em sua vida pessoal desde que passou por uma cirurgia cardíaca de emergência em 2004. Ele comemorou o aniversário de 69 anos, na última sexta-feira, com o lançamento de um novo álbum, "Blackstar", que foi bem-recebido pelos críticos.

David Bowie morreu em paz hoje cercado por sua família, após uma corajosa batalha de 18 meses contra o câncer", disse um comunicado publicado na página de Bowie no Facebook com a data deste domingo. Em 31 de março, a casa de shows Carnegie Hall, uma das mais famosas do mundo, irá realizar uma apresentação em tributo ao "Camaleão".

Nascido David Jones no bairro londrino de Brixton, Bowie começou a tocar saxofone aos 13 anos. Ele alcançou a fama na Europa com "Space Oddity", de 1969. Mas foi a representação bissexual e alienígena Ziggy Stardust, em 1972, que o alçou ao estrelato mundial. Bowie e Ziggy, vestindo figurinos e maquiagem extravagantes e um cabelo laranja, sacudiram o mundo do rock. 

Sempre um inovador na vanguarda da opinião pública, disse em 1972 ao jornal Melody Maker que era gay, um passo que ajudou a abrir caminho para a abertura sexual na Grã-Bretanha, país que descriminalizou a homossexualidade somente em 1967. Ele se casou em 1970.

Um camaleão visionário, ele abalou o mundo do rock, da moda e do drama durante cinco décadas, expandindo as fronteiras da música e de sua própria sanidade para produzir algumas das músicas mais inovadoras de sua geração.

Você pode gostar