Os coletivos que vêm pela Rio Branco atualmente serão desviados pela Avenida Nilo Peçanha e seguirão pela Graça Aranha. A Nilo Peçanha, que funciona atualmente em mão dupla, passará a ter sentido único em direção ao castelo, da Rio Branco até a Rua Debret. Esta também muda de direção entre a Avenida Almirante Barroso e a Rua Araújo Porto Alegre.
A segunda linha, entre a Central do Brasil e a estação das Barcas, na Praça 15, que passará pelo Campo de Santana e Rua da Carioca, tem previsão para ser inaugurada no segundo semestre deste ano.
O circuito total do VLT terá 28 quilômetros e 29 paradas abertas, além de três estações fechadas com roletas (na Central, na Praça 15 e na Rodoviária Novo Rio). A Parada dos Museus é a primeira já construída.
Zona Sul e Barra têm alterações
Na Zona Sul, mais mudanças nas linhas começam hoje. As linhas 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178 deixaram de circular. Elas foram substituídas pelas novas troncais 5 (Alto Gávea - Central, via Praia de Botafogo), 9 (São Conrado - Central, via Jardim Botânico e Túnel Santa Bárbara) e a 10 (General Osório - Cruz Vermelha, via Jd. Botânico e Lapa), além da linha 112 (Alto Gávea - Rodoviária , via Túnel Rebouças – Circular).
Já na Barra da Tijuca, o governo estadual adiou para hoje a abertura do sentido Zona Sul das novas pistas expressas elevadas da Avenida Armando Lombardi, anunciada inicialmente para ontem. As duas faixas próximas à calçada, no mesmo sentido, passarão a ser destinadas somente ao trânsito local e aos ônibus.
Na segunda etapa de liberação das novas pistas, prevista para fevereiro, a pista elevada construída no sentido Recreio será liberada ao trânsito. Com o projeto de melhoria viária, a Armando Lombardi passará a ter cinco faixas em cada sentido. Além das pistas elevadas, estão sendo construídas no local, como parte do projeto da Linha 4 do metrô, dois retornos subterrâneos e uma travessia de pedestres.