Por marlos.mendes

Rio - Em meio à matemática, biologia e história, surge uma iniciativa educacional para ensinar o conceito de trânsito consciente aos alunos do ensino médio de uma tradicional escola federal do Rio de Janeiro - Colégio Pedro II. Ideia nascida no campus Realengo II da instituição, em uma sala de aula comandada pelo professor de Geografia Yan Navarro, o Projeto Transmídia "Trânsito Carioca" tem como objetivo divulgar orientações de segurança no trânsito através de material educativo como vídeos, contos, quadrinhos, dentre outros.

Transmídia já recebeu o Prêmio Mobilidade Urbana 2014Divulgação

Ao todo, 15 alunos também integraram a iniciativa, que ainda conta com o apoio da fundação de pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Faperj, e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UERJ. "Quando nos perguntamos que problema atinge a todos na nossa cidade, a mobilidade urbana foi um dos temas levantados, devido ao alcance ambiental, social, econômico e político.. Essas dimensões podem ajudar a estudar Geografia, Biologia, Educação Física, Sociologia, Informática Educativa, de forma interdisciplinar em diferentes séries para entender o problema e pensar em soluções", explicou Navarro.

O resultado foi positivo, não só no cotidiano escolar, onde pais notaram a mudança de alguns discentes, que passaram a fiscalizá-los ao volante, quanto pela conquista do Prêmio Mobilidade Urbana, em dezembro de 2014, na categoria educação. "Ultrapassou os muros da escola e outros professores Têm dado retornos positivos sobre o uso do material", orgulha-se Yan Navarro. 

Conheça mais do Transmídia, "Trânsito Carioca" nas páginas: www.nepag.com.br

https://www.facebook.com/nepagcp2  








Você pode gostar