Por gustavo.ribeiro

Londrina - Os passageiros de ônibus de Londrina, no Paraná, podem ser beneficiados com uma medida para diminuir a lotação dos coletivos. Deve ser votado na Câmara Municipal, nas próximas semanas, um projeto de lei da prefeitura que propõe desconto de 30 centavos na tarifa para quem viajar fora dos horários de pico.

Passageiros que viajarem fora dos horários de pico poderão ter desconto na tarifa em LondrinaReprodução Internet

A medida estimula que as pessoas deixem de utilizar os ônibus nos mesmos horários (por exemplo, optando por sair de casa um pouco mais cedo) e incentiva o uso do transporte público. O texto, enviado à Câmara Municipal no final de março, prevê que a passagem paga com cartão de transporte nos horários entre picos poderá ter seu valor reduzido a até 10% da tarifa, que custa R$ 3,25. O projeto estabelece os seguintes horários como entre picos: de 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

"Acreditamos que a implementação da tarifa de transporte público diferenciada poderá ser uma estratégia que irá reduzir o volume total de tráfego através do encorajamento de mudanças no comportamento da população e a adequação da movimentação dos diferentes fluxos existentes no sistema municipal de transportes", afirma o prefeito Alexandre Lopes Kireeff.

O prefeito diz ainda que, ao implantar a tarifa diferenciada, o município estaria oferecendo ao usuário de transporte coletivo um serviço de melhor qualidade. "Haveria realocação de rotas com o objetivo de reduzir a quantidade de itinerários sobrepostos e otimizar as rotas deficientes de transporte coletivo, melhorando, assim, o nível de acessibilidade e, consequentemente, aumentaria o número de usuários", explica. Ele acredita que, dessa maneira, a frota em circulação diminuiria, assim como os congestionamentos.

A Prefeitura do Rio, por sua vez, ainda não cogita elaborar um projeto semelhante. A tarifa diferenciada chegou a ser proposta à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pelo subsecretário estadual de Transportes do Rio, Delmo Pinho, durante a elaboração do edital da nova licitação da Ponte Rio-Niterói, mas o órgão não incluiu a sugestão no documento. A ideia era que o pedágio da Ponte tivesse tarifa mais baixa para os motoristas que trafegassem fora dos horários de pico.

Tramitação

O Projeto de Lei 472015 já recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. Faltam os pareceres de outras quatro comissões da Câmara Municipal de Londrina para ser votado em Plenário. Os parlamentares poderão aprovar o texto integralmente ou com alterações. Caso a lei seja aprovada na íntegra, entrará em vigor de imediato.

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