Por bferreira

Rio - Diz um velho ditado que o peixe morre pela boca. E morre mesmo. Pena que não é só ele. Nós também. Pra ser bem realista,nestes tempos de modernidade, a gente tem comido menos comida de verdade e tem sido levado a consumir mais porcarias. De um lado porque a comida rápida é mais saborosa, mais prática e mais barata. De outro, porque ela tem uma quantidade absurda de conservantes e dos acidulantes que tornam a comida fácil mais gostosa e mais perigosa.

Outro dia, conversando com a nutricionista Andreia Moura, fiquei ainda mais preocupada com os truques da indústria alimentícia. É de dar medo. Quer um exemplo? Você precisa ingerir mais fibras, passa o dia inteiro na rua trabalhando e compra aquelas barrinhas de cereais certa de que está fazendo um bem à sua saúde. Sabe quantas barrinhas de cereais você deve comer por dia, par atingir boa quantidade de fibras? Trinta. É ou não é enganação? Sabia que todas as coisas que tem farinha de trigo na fórmula usam a farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico?

Não é porque o fabricante é bonzinho, nem deveria cobrar mais por isto, nem destacar o ingrediente no rótulo. É lei. Todo fabricante tem que usar. O grande macete pra saber o que você está comendo é pegar amizade com os rótulos, ler com cuidado e se ater aos ingredientes. O primeiro que vem na lista é o que tem mais quantidade na receita. O bolo “integral” não é integral de verdade se tiver farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico no primeiro item. Outra coisa: xarope de glicose é açúcar e no rótulo aparece antes do açúcar e ao lado do açúcar invertido (que é outro tipo de açúcar).

Logo, você está consumindo três tipos de açúcar ao mesmo tempo. Sabe aquela inocente gelatina que até a mais zelosa mães dá ao bebê? Faz um mal danado porque contem tartrazina, um corante péssimo pra saúde. E tem mais: os refrigerantes e todos os pós para sucos e até os sucos industrializados também tem. E sabe de onde vem a tal tartrazina? Do alcatrão de carvão. Animador,né? Já que você está assustada ou assustado é melhor saber tudo de uma vez: sabe aquele biscoito água e sal que a gente come quando está de dieta? Não tem nada de saudável. É gordura pura.

Sabe o que é gordura vegetal? Gordura trans. Sabe o que tem na salsicha que a deixa tão gostosa? Pó de fumaça destilada. Sopas prontas, macarrão instantâneo, enlatados, embutidos e até pipoca de micro-ondas são os campeões de sal. Sabe quantas calorias tem em um biscoito recheado? O equivalente a oito pãezinhos. Quer saber? O escritor Guimarães Rosa tinha razão: viver é muito perigoso. Comer então...

Você pode gostar