Editorial: Aplauso à ação pela paz no Rio

É pronta resposta ao crime organizado o pacote de medidas anunciadas ontem pela cúpula de Segurança do estado

Por bferreira

Rio - É pronta resposta ao crime organizado o pacote de medidas anunciadas ontem pela cúpula de Segurança do estado. Não só reforça a política de pacificação das favelas, com instalação de até quatro UPPs no Complexo da Maré e a inédita implantação de delegacias no Alemão e na Rocinha, como também sai em socorro a outras cidades. Enquanto forças de segurança realizavam operação surpresa na Maré, o secretário Beltrame acertava também a criação de Delegacia de Homicídios e de destacamentos da Polícia Militar na vizinha Niterói, que sofre com onda crescente da criminalidade. Foi um duplo acerto.

O Complexo da Maré é uma das áreas mais perigosas do país. Seu território é disputado por facções rivais do crime, levando terror a milhares de moradores, e o desafio de pacificá-lo não pode ser adiado pelo poder público. Por isso, merece aplausos a operação surpresa do Bope, que efetuou mais de 20 prisões dos 50 mandados contra suspeitos de pertencer ao tráfico.

A ação mostrou dois pontos positivos. O primeiro, a disposição de pautar as ações muito mais pela inteligência do que por táticas de combate e enfrentamento. As detenções, em áreas de extremo risco, ocorreram sem que houvesse mortos ou feridos. O segundo, o foco na prisão dos bandidos antes da ocupação na favela, evitando fugas para outras regiões, principal crítica à política das UPPs.

O aumento de policiamento e a criação de delegacia específica para investigar assassinatos em Niterói atendem a antigo pleito dos moradores. Espera-se que seja o primeiro passo para reforçar o patrulhamento em outras cidades da Baixada e do Interior. Afinal, segurança é um direito de todos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia