Por bferreira

Rio - Não é só no tempero que ele atua. Pílulas à base de tomate podem ajudar no tratamento e na prevenção de doenças cardíacas, segundo pesquisa de Universidade de Cambridge (Inglaterra). Pacientes com problemas no coração que usaram o medicamento tiveram a capacidade de circulação sanguínea nos vasos ampliada em 53%.

Além do licopeno, o tomate tem vitamina C e antioxidantesABr

A equipe recrutou 72 voluntários, entre pessoas saudáveis e com males cardíacos. Parte do grupo ingeriu, todos os dias, a pílula de tomate (com sete miligramas de licopeno) e a outra metade recebeu placebo. Após essa fase, os cientistas mediram o fluxo sanguíneo no antebraço dos voluntários. Entre os cardíacos, o fluxo melhorou com o remédio, resultado não observado entre os que ingeriram placebo.

FRUTA DILATA OS VASOS

O tomate é rico em licopeno, um potente vasodilatador, de acordo com Rogério de Moura, cardiologista do Hospital Balbino. “Essa propriedade aumenta a produção de óxido nítrico nos vasos sanguíneos, responsável pelo alargamento das paredes dos vasos”, diz.

O médico explica que a dilatação dos vasos e artérias é importante já que dificulta a formação de placas de gordura, que impedem a passagem do sangue e provocam enfarte e acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo Thaianna Velasco, nutricionista da Clínica Helena Costa, além do licopeno, o tomate tem vitamina C, que aumenta a imunidade e previne gripes e propriedades antioxidantes, que retardam o envelhecimento.

“É preciso deixar claro que o tomate é benéfico quando orgânico. Já que os não orgânicos têm agrotóxicos que podem causar câncer”, alerta.

Estudos anteriores mostraram que o licopeno é mais eficaz se for consumido em forma de purê, como no ketchup. A nutricionista, porém, não recomenda o produto. O excesso de sódio e de aditivos artificiais aumenta a pressão arterial e os riscos de problemas cardiovasculares. Para quem não gosta de tomate, goiaba, melancia e mamão também são ricos em vasodilatadores.

Receita: Aquecido, tomate é mais saudável

Para aumentar o consumo de licopeno no dia a dia, Thaianna recomenda sopa de tomate. Quando aquecido, o vasodilatador tem suas propriedades potencializadas.

INGREDIENTES
1 kg de tomate maduro
1 cebola grande
Sal a gosto
1/2 litro de água
4 talos de salsão

MODO DE FAZER
Corte os tomates e a cebola em quatro pedaços. Coloque em uma panela junto com o sal. Complete com a água e leve para ferver por 20 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Transfira para o liquidificador incluindo a água e bata até a mistura ficar homogênea. Passe o caldo por uma peneira. Sirva acompanhado dos talos de salsão. Rende quatro porções.

Você pode gostar