Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Muito se falou sobre a crise econômica em 2014, quando se questionou se o país estava preparado para superar as dificuldades que foram surgindo. Mais um ano se inicia, e para quem ainda está em ritmo de festa, está na hora de se preparar. Será que é possível retomar a confiança?
Olhando para o futuro, apesar de o cenário ainda ser de cautela, também é um momento visto por especialistas como uma oportunidade de inovação e mudança. Então, as empresas devem analisar suas metas e procurar alternativas para obter sucesso. Essas estratégias podem até mesmo ser ações de risco, pois, quando bem realizadas, ganham destaque e visibilidade.
Publicidade
Para relembrar, em novembro o mercado varejista aqueceu. Dados da Fundação Getúlio Vargas indicaram aumento de 3,6% do Índice de Confiança da Indústria brasileiro em outubro. Como consequência, a confiança da indústria subiu em novembro.
Este 2015 será um ano de ajustes. E para onde os ventos sopram? De acordo com o Sebrae, a agropecuária terá aceleração; a pecuária (leiteira e de corte) e açúcares (pela concorrência com o etanol) podem ter alta rentabilidade; serviços crescerão também, devido à retomada de confiança do consumidor; a indústria terá lenta aceleração, e o comércio terá um bom ritmo de crescimento de vendas. Para enfrentar retração, as ações concretas da equipe econômica do governo devem ser efetivas para retomar a confiança, diminuir a inflação e aumentar o PIB.
Publicidade
O início de ano vem acompanhado de esperanças. Por isso, a dica para o empreendedor é trabalhar junto à sua equipe e colocar as estratégias em prática para alcançar os objetivos. Pense que mesmo na falta de um cenário econômico favorável há sempre saídas que podem levar a grandes sucessos a curto ou longo prazo. Apesar da instabilidade econômica de 2014, é possível ter um ano com resultados positivos.
Alejandro De Gyves é diretor da ActionCOACH
Publicidade