Por felipe.martins

Rio - Caçar como gato dentro da sala de aula, quando não há laboratórios, demonstra que o professor conhece o princípio e o fundamento do que deveria explicar aos alunos. Nessa situação encontrei-me num município do sertão do Nordeste, quando cheguei preparado para fazer uma palestra com data-show, PowerPoint, ponteira laser e estas parafernálias que nós, palestrantes, costumamos usar.

Lá havia uma plateia disciplinada, portando camisetas da Secretaria de Educação, acomodada em cadeiras confortáveis e cobertas com capas brancas, criando um ambiente solene para o evento daquela manhã. A palestra, no entanto, não poderia comportar eletrônicos, porque o ginásio era claro demais.

Pronto, o desafio estava lançado. Como ministrar uma aula sobre gravitação universal criando o laboratório ali mesmo, junto aos professores naquele ambiente? Cace como gato!

Andando pelas redondezas, encontrei duas bolinhas de gude. Reuni duas folhas de papel com a recepção. Uma pedra foi achada ao lado do ginásio, acompanhada de uma tampinha de refrigerante. Tudo estava de acordo para ensinar a Lei de Newton: “Todos os corpos se atraem na razão direta das massas pela razão inversa do quadrado das distâncias.”

Se os alunos não entendessem esta linguagem, entenderiam a outra, preparada pelo meu laboratório, poucos minutos antes. Levantei as duas bolas de gude e perguntei: “Qual das duas cairá em primeiro lugar ao chão, se deixadas livres no ar, ao mesmo tempo?” As respostas foram confusas. Alguns informaram que seriam as duas ao mesmo tempo, outros ficaram em dúvida. Soltei as bolas. As duas caíram juntas porque todos os corpos se atraem na razão direta das massas.

Usei, então, as duas folhas de papel, absolutamente iguais. Outras dúvidas surgiram porque percebiam que havia um pouco de vento. Pela influência do ar, caíram em tempos diferentes. Outra experiência entre a pedra e a tampinha, e ainda garantiram que a pedra tenderia a cair antes. Constataram o contrário.

Formei uma bola com uma das folhas de papel, deixando a outra aberta: “Qual cairá primeiro? Neste momento, todos responderam que seria a bola de papel! Eles estavam entendendo a Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton, sem pensar, em primeiro lugar no enunciado abstrato. Uma nova maneira de ensinar é assim, caçando como gato, se você entender o princípio e o fundamento do fenômeno a ser explicado.

Hamilton Werneck é pedagogo e escritor

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