Por felipe.martins

Rio - Cá pra nós, você já deve ter se perguntado, mais de uma vez, por que, num lugar cheio de gente, o mosquito vai morder justamente você? Não é porque é a mais bonita, mas é a mais atraente por conta do seu odor. É ele quem vai denunciar sua presença para a fêmea, aí ela identifica sua vítima e a encontra mais facilmente. E como é que ela te identifica pelo cheiro? Pelo seu DNA e aí não tem jeito, você vai atraí­la, querendo ou não.

Ou pelo que você comeu ou bebeu.Quer um exemplo? Se tomou muita cerveja ou se comeu muito alho vira presa fácil. Se você transpira muito também está lascada. O ácido láctico do seu suor atrai a fêmea e é ela quem pica. Se você está grávida sua mais, logo atrai mais. Se está na menopausa também vai suar mais e vai ser mais atraente também. Pelo menos para os mosquitos. Se fez ginástica e suou, também. Por isto é que não escapamos das mordidas. Os gordos também são presa fácil e antes que você já tenha vontade de debochar ou achar que é por conta do maior espaço ocupado por eles, não se anime porque não é. É também por conta do excesso de suor. Mosquitos adoram o calor, se puder ligue imediatamente o ar condicionado , inclusive no momento em que for abrir o envelope da conta de luz para evitar que, além do susto com o valor da fatura, uma fêmea do mosquito se aproveite do seu suor, ainda que temporário.

Sabe outra coisa que atrai os mosquitos? Falar demais. Não que eles sejam adeptos do silêncio. Eles gostam mesmo é do CO2. Descobri todas estas coisas conversando com o entomólogo Antony Érico Guimarães, da Fundação Oswaldo Cruz. Entomólogo é um profundo conhecedor de mosquitos, coisa que faz há mais de 40 anos. Aproveitei para perguntar para ele se aquele repelente caseiro divulgado na internet pode realmente ajudar. Sabe qual é? Aquele que mistura álcool com boa porção de cravos da Índia, mistura bem, deixa uns quatro dias descansando e depois acrescenta óleo mineral, balança bem a garrafinha pet e espalha pelo corpo. O nosso entomólogo disse que adianta, sim, porque o cheiro do cravo espanta o mosquito, mas tem que ficar passando o dia inteiro, como todo repelente. A vantagem é que não tem química e é muito mais barato que os repelentes vendidos nas farmácias. E por que que estou falando dos mosquitos?

Porque a dengue avança a passos firmes, pegou São Paulo de jeito e está se soltando fortemente em Rezende, pertinho, no estado do Rio. E como não há campanhas para eliminar os mosquitos e como eu os detesto com muita força, resolvi dividir estas informações. Ah, ia me esquecendo, não adianta tomar vitaminas do complexo B para espantar mosquitos porque para funcionar tem que tomar uma quantidade absurda, e elas engordam... E, cá pra nós, ninguém merece não se livrar da fêmea do mosquito, engordar e, por conta disto, atrair mais e mais fêmeas de mosquitos.

Você pode gostar