Por adriano.araujo

Rio - Estamos começando a 76ª Semana Brasileira da Enfermagem, categoria que tem, no Brasil, 1,7 milhão de profissionais. Mas o que temos a comemorar? Estamos vivendo um dos períodos mais críticos na história do país, e na Saúde não é diferente. O servidor é sempre considerado o grande vilão, e o usuário, o maior prejudicado. Esta é a ideia pré-concebida e abraçada pela sociedade diante de tantas ocorrências registradas de mau funcionamento da Saúde.

Reconhecendo a gravidade da situação no setor, a ‘Defesa do SUS’ foi o tema escolhido para esta edição. O SUS é modelo de saúde pública reconhecido internacionalmente. Porém, a falta de investimentos em gestão e principalmente em recursos humanos vem degradando o sistema. Mas entregar a fundações e organizações sociais a gestão de hospitais e equipamentos, transferindo responsabilidades, não é a solução. Fragmenta o sistema em vários aspectos, com ênfase na precarização do quadro funcional. Denúncias diárias apontam para os baixos salários, a falta de descanso e de vale-transporte, a jornada excessiva — e sem adicional noturno —, insalubridade, desrespeito a garantias consagradas na CLT e na Constituição e ameaças de demissão caso o servidor não opte pelo contrato com a OS.

Dentro deste quadro, o profissional da enfermagem está entre os mais fragilizados da cadeia. A categoria representa mais da metade dos profissionais da saúde em todo o Brasil. E precisa prestar um atendimento de qualidade à população. Por isso, defendo a necessidade de uma política pública de saúde direcionada aos recursos humanos.Quem cuida também precisa ser cuidado, com o mesmo carinho que despende a quem recorre aos seus serviços nas unidades de saúde.

Somos poucas vozes a falar sobre este segmento de trabalhadores tão importante para a população. Pela importância do tema desta Semana Brasileira da Enfermagem, é que precisamos unir nossas forças entre a categoria, órgãos e entidades representativas na defesa desta que deveria ser nossa principal referência em saúde assistencial no Brasil. Vamos intensificar nossa luta pela manutenção do Sistema Único de Saúde e pela dignidade do profissional da enfermagem.

?Enfermeira Rejane é deputada estadual pelo PCdoB

Você pode gostar