Por bferreira

Rio - Somente um em cada dez brasileiros se diz contrário à redução da maioridade penal, segundo apurou o Datafolha. Para 87% dos entrevistados, a solução para esse problema é encarcerar. Infelizmente, esta não é uma questão simples de resolver, como este espaço reiteradamente colocou nos últimos meses. E pesquisa do Ministério Público ratifica a complexidade do assunto.

Em todo o País, centros de internação estão lotados ou operando quase no limite — caso dos educandários do Rio. Impossível enxergar aí correlações com o sistema penal adulto, em que celas apinhadas e insalubridade são algo comum.

Nivelar por baixo, com as atuais condições dos regimes penitenciários e socioeducativos — como querem 87% dos brasileiros —, tem a mesma eficácia que varrer a sujeira para baixo do tapete. Limpa-se seletivamente, mas a poeira ainda está lá. Melhor é evitar que se suje, mas parece que poucos de fato se preocupam com isso. Prevalece o verniz.

Segundo o Degase, como O DIA mostrou ontem, 80% dos adolescentes apreendidos têm entre 16 anos e 21 anos. A maioria foi apreendida por tráfico (41%), roubo (27%) ou furto (13%). Atacar as causas que os levam aos delitos é muito melhor que enfurnar todo tipo de criminoso num só lugar.

Você pode gostar