Torradas podem causar câncer

Relatório conclui que o consumo excessivo de alimentos ricos em amido, preparados em altas temperaturas, pode trazer riscos para a saúde

Por bferreira

Rio - Depois das carnes processadas, como linguiça, presunto e salsicha, condenadas como cancerígenas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é a vez das aparentemente inocentes torradas ou batatas assadas. Um relatório científico publicado recentemente pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA) concluiu que o consumo excessivo de alimentos ricos em amido, preparados em altas temperaturas, pode trazer riscos para a saúde.

Durante seu preparo, uma reação química leva à formação da acrilamida, já associada ao aumento de risco de câncer e danos ao sistema nervoso e reprodutivo. Presente também em pães e biscoitos crocantes, cereais e até no café, a substância está entre os produtos provavelmente carcinogênicos para humanos, estabelecida pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc) da OMS.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia