Por pierre

'O Rio não tem chance contra Tóquio, Chicago e Madri’: vencemos a escolha para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 com a maior votação da história! “Os jogos terão custos astronômicos”: com parcerias privadas, foram os Jogos mais baratos e com a menor participação de recursos públicos da história! “Os estádios não ficarão prontos”: todos os estádios e instalações esportivas ficaram prontos antecipadamente!

“O Metrô para a Barra não ficará pronto”: a Linha 4 ficou pronta e um conjunto de obras, com o BRT e o VLT, estabeleceu novo sistema de mobilidade no Rio, funcionando com sucesso! “A demolição da Perimetral não dará certo”: não só funcionou como ainda se transformou no Boulevard Olímpico, novo point do Rio, embelezado iconicamente pelo Museu do Amanhã!

“A zika e a dengue vão contaminar turistas e atletas”: além de não se ter registro de qualquer transmissão da doença, agora temos notícias de que os americanos observam por seus ‘especialistas’ calados com o surto em Miami, na Flórida.

“A Lagoa estará poluída, impedindo a prática esportiva”: o investimento na galeria de cintura e em novas elevatórias deixou a Lagoa límpida, ao ponto de ser elogiada pelo presidente do COI, Thomas Bach. “A Baía de Guanabara estará fora de condições, comparável a uma latrina”: a Organização Mundial de Saúde publicou laudos confirmando que a água da Baía está dentro dos padrões internacionais, o que fez os atletas inclusive comemorarem sem medo e sem culpa suas vitórias.

“Com a violência o Rio virará uma arena de guerra”: não se tem registro de grandes ocorrências (a não ser a lamentável de um soldado que entrou por engano em uma comunidade).

“As cerimônias de abertura e de encerramento serão um fracasso”: foram consideradas por todo o mundo como as mais bonitas e criativas da história.

Infelizmente no Brasil o “Complexo de Vira-Latas”, expressão que que Nelson Rodrigues imortalizou, perpassou por muitos que só queriam fazer politicagem oposicionista, pessimistas ou ‘especialistas’ que consideram que denegrir a capacidade do povo brasileiro ou de alguns segmentos é a única forma de se notabilizar. Tóquio que se cuide, pois a cobrança do mundo agora será muito maior com o sucesso do Rio!

Wagner Victer é secretário estadual de Educação

Você pode gostar