Por thiago.antunes
Rio - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, esteve nesta quinta-feira na favela Santa Marta, no Morro Dona Marta, uma das áreas das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) conheceu os projetos sociais locais.

Mesmo sob forte esquema de seguranla, Biden demonstrou simpatia e posou com moradores, andou pela favela por cerca de 50 minutos e falou sobre a situação de quem vive em comunidades. "As comunidades pobres dos Estados Unidos têm desafios semelhantes às áreas carentes do Rio, de certa maneira", observou o vice-presidente dos EUA.

Vice-presidente dos EUA visitou o morro Dona MartaCristiano de Oliveira








O reforço no policiamento contou com policiais federais e militares, equipes do Bope e agentes do serviço secreto americano.
Publicidade
 "Ele foi simpático e receptivo. Veio ver como o morro ficou depois da pacificação. Parece que gostou do que viu", disse o presidente da associação de moradores da comunidade, José Mário Hilário dos Santos.
A secretária Cléo Regina de Mesquita, de 37 anos, viu muita gente se apertar para tentar se aproximar do vice de Obama. "Ele deu atenção à todos e estava muito sorridente", garantiu. Biden e sua comitiva voaram para Brasília ontem mesmo.
Publicidade
O Santa Marta ainda deve receber o presidente da Austrália no próximo sábado. A visita está marcada para às 14hs.
Após a visita, Biden retornou ao hotel onde está hospedado e vai embarcar ainda nesta quinta-feira para Brasília, onde vai encontrar a presidenta Dilma Rousseff. Os dois devem discutir questões energéticas, como o pré-sal.
Publicidade
Segundo o vice-presidente, o comércio bilateral entre Brasil e Estados Unidos é de R$ 200 bilhões (US$ 100 bilhões) ao ano. 
Publicidade
Colaborou: Larissa D'Almeida