Prefeitura estuda colocar parquímetros em toda a cidade

Iniciativa pode acabar com a exploração por flanelinhas

Por thiago.antunes

Rio - A prefeitura estuda adotar no Rio o modelo de parquímetros, adotados no exterior e outras cidades do país. A iniciativa pode acabar com a exploração do Rio Rotativo por flanelinhas e pela Embrapark.

Paquímetro usado em Itajaí (SC)Divulgação

Procurado pelo DIA, o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, confirmou a intenção de promover a mudança.

Os parquímetros poderiam ser pagos em moedas ou via celular. Quarta-feira, o Diário Oficial publicou aviso público para contratação de estudos para a administração das vagas públicas nas ruas. As propostas deverão ser entregues em 60 dias.

A ideia é abrir licitação para novo concessionário assumir o Rio Rotativo ou firmar parceria público-privada. Estima-se que esse procedimento esteja concluído em um ano.

Lá fora, o motorista paga o valor do estacionamento na máquina e exibe comprovante pelo vidro do carro. Guardas são responsáveis pela fiscalização e aplicação de multas.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia