Duas roletas para agilizar o BRT

Medida reduz à metade os atuais 13 minutos de parada nos pontos

Por thiago.antunes

Rio - Os ônibus que alimentam o BRT vão ganhar uma novidade. Resolução da Secretaria Municipal de Transportes publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial obriga o Consórcio BRT a implantar roleta dupla nos 76 coletivos.

O objetivo da prefeitura é agilizar o embarque dos passageiros, diminuindo o tempo de parada no ponto e permitindo o aumento na frequencia dos coletivos. A nova medida, que deve ser implementada até 31 de julho, não afetará o valor das passagens.

Equipamentos não mudam preço da passagem ou número de assentosDivulgação

De acordo com a secretaria, atualmente o tempo médio de embarque é de 13 minutos. Com a roleta dupla será reduzido pela metade.

Os ônibus possuem 80 lugares e não vão perder assentos. Com o cartão pré-pago, o passageiro pode utilizar as duas roletas.

Já o pagamento em dinheiro deve ser feito na roleta mais próxima ao motorista. A mudança já começou a ser feita no início do mês de maio.

Ao todo, 38 coletivos do BRT Transoeste estão operando com as duas roletas e podem ser encontrados na região do Margarça, Mato Alto, Pingo D’Água e Ilha de Guaratiba.

Caso o consórcio não cumpra a resolução, poderá ser multado, mas o valor ainda não definida pela prefeitura.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia