Por cadu.bruno
Rio - O turista alemão Frank Daniel Baijaim, de 25 anos, baleado durante visita à Favela da Rocinha, na Zona Sul, recebeu alta médica na manhã desta terça-feira. Após deixa o hospital no Humaitá, Frank visitou o Cristo Redentor. Ele deve deixar a cidade e voltar para Stuttgart, na Alemanhã, ainda nesta terça. Daniel disse que sente um pouco de dor, mas está bem. O alemão teve o tórax e o fígado perfurados.
Daniel Frank%2C que levou um tiro quando visitava a Favela da Rocinha%2C sai do hospital e foi visitar o Cristo RedentorCarlos Moraes / Agência O Dia

O caso ocorreu no dia 31 de maio. A Rocinha foi ocupada por forças de segurança em 2011 e a uma Unidade de Polícia Pacificadora foi instalada no local há oito meses.

Menor se apresenta como atirador, mas muda versão

Um menor de 16 anos se apresentou na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela da Rocinha, em São Conrado, Zona Sul do Rio, na madrugada deste domingo, como sendo o autor do tiro que feriu o turista.
Publicidade
Em depoimento na Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), no entanto, ele acabou negando o crime e disse ter sido coagido. Os órgãos competentes estudam um pedido à Justiça para a aplicação do princípio de proteção integrada para o adolescente, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"São versões distintas, díspares. Ele não teve participação no crime. Por fim, acabou dizendo que não foi ele quem fez o disparo e que foi coagido a assumir", revelou o titular da Deat, delegado Alexandre Braga, comparando o depoimento dada pelo amigo alemão de Frank, que estava com a vítima no momento do incidente, com o do adolescente. Dados técnicos da investigação policial também ajudaram a apontar contradição nos fatos informados pelo menor.

Segundo o comandante da UPP da Rocinha, major Edson Santos, o adolescente chegou à base da unidade por volta de 0h30. Acompanhado de um homem, identificado apenas como Álvaro, o adolescente disse que queria se entregar por ser o autor do disparo que atingiu o turista. Ele mora próximo da localidade conhecida como Roupa Suja, onde a vítima foi baleada. O adolescente também apresentou uma pistola. Ele foi levado para a Deat, no Leblon, onde está apreendido.

Alexandre Braga disse que o homem que levou o menor até a UPP é um prestador de serviços sociais na comunidade. A polícia está tentando localizá-lo. Os agentes querem saber quem entrou em contato com ela para intermediar a apresentação do adolescente na delegacia. "Precisamos apurar a relação dessas pessoas para tentar fechar esse circuito", concluiu o titular da Deat.