Por adriano.araujo

Rio - A Central Única de Favelas (Cufa) informou que suspenderá todas as suas atividades no Complexo do Alemão a partir desta segunda-feira. De acordo com a nota divulgada no site da ONG, a decisão foi tomada em solidariedade ao Grupo Cultural AfroReggae, que teve suas sedes nas comunidades da Grota e da Vila do Cruzeiro atacadas. José Júnior, coordenador do grupo, também tem sido alvo de ameaças.

Cufa interrompe suas atividades no Complexo do AlemãoJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia

De acordo com a Cufa, as operações serão retomadas quando "as restrições impostas ao grupo forem retiradas ou quando nossa instituição estiver segura e convicta de que nenhuma ação de quem quer que seja poderá levar medo ou risco às suas atividades ou seus membros".

No início de agosto, a sede do AfroReggae na Favela Vila Cruzeiro, na Penha, foi atingida por tiros. Os policiais encontraram cápsulas de pistola .45 e 9 milímetros. Apesar da fachada ter sido atacada, ninguém ficou ferido.

O ataque aconteceu no dia seguinte após o AfroReggae retomar suas atividades no Complexo do Alemão. A sede havia sido fechada após o grupo receber ameaças.

Sede do Afroreggae no Alemão foi incendiada e dias depois alvo de tirosSeverino Silva / Agência O Dia

"Todo ataque ao AfroReggae e que nos coloca com a imagem arranhada tem envolvimento do pastor Marcos Pereira e do Comando Vermelho", disse o coordenador da ONG, José Júnior, após o ataque.

A ONG retomou as atividades 15 dias após um incêndio que destruiu parte de sua pousada na comunidade.

Você pode gostar