Programa reduz em 46% lixo recolhido em ruas onde ocorre fiscalização

Presidente da Comlurb afirmou que objetivo do Lixo Zero está sendo atingido

Por thiago.antunes

Rio - O presidente da Comlurb, Vinicius Roriz, afirmou nesta sexta-feira que o programa Lixo Zero alcançou 46% da redução do lixo recolhido nas ruas onde é feita a fiscalização. Também foram realizadas 1890 autuações e 34 pedidos de recursos. A ação acontece em 14 bairros, com 160 equipes. Segundo pesquisa realizada pela Comlurb, 86% das pessoas viu melhoria no local onde os agentes atuam e 97% dos entrevistados são a favor do Lixo Zero.

O presidente destacou a mudança na rotina do gari nesses locais, com a necessidade de esvaziamento mais ostensivo das papeleiras. “O objetivo final está sendo atingido, que é ter ruas mais limpas na cidade. Em outubro, lançaremos o Índice de Percepção do Lixo, através do qual teremos uma medida mais científica”, anunciou Vinicius.

No total, foram aplicadas 1.890 multas, a maioria de pequenos resíduos. Já somam 17 bairros fiscalizados, por 160 equipes de agentes e o registro de 34 pedidos de recursos. As ruas do Centro da cidade são os locais onde mais flagrantes foram registrados, 1444 multas. Apenas cinco pessoas multadas se recusaram a fornecer o documento para que a multa fosse lavrada e foram encaminhadas à delegacia.

A Comlurb já verifica a redução do lixo no chão em 50% no Centro, onde a fiscalização do Lixo Zero teve início em 20/08; em Copacabana, onde a fiscalização começou em 03/09, a redução está em 46%. Em Ipanema, Leblon, Lagoa, Gávea e Jardim Botânico ( onde o Lixo Zero teve início em 10/9), já se verifica 42% de redução no lixo removido do chão. Nos demais bairros o tempo ainda não foi suficiente, para que a redução seja notada.

Quem é multado pode fazer consultas em http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/principal no banner “Consulte suas multas”. Consultas sobre multas, entrada em recursos e geração de boletos podem ser realizadas no endereço http://comlurbweb.rio.rj.gov.br/extranet/lixozero/moduloInfrator/

O programa Lixo Zero já está acontecendo no Centro, Zona Sul ( nos bairros de Copacabana, Leblon, Lema, Ipanema, Flamengo, Laranjeiras, Botafogo, Catete, Largo do Machado, Gávea, Jardim Botânico, Urca, Lagoa e Glória. Até o fim do ano o programa vai abranger bairros da Zona Norte e Oeste, entre eles Madureira, Méier e Campo Grande

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia