Por thiago.antunes

Rio - A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon, realizou nesta quarta-feira, a primeira ação da Operação Zizinho, cujo objetivo foi vistoriar o comércio no centro de São Gonçalo e Alcântara.

Dos 15 estabelecimentos vistoriados pelas equipes - entre restaurantes, supermercados e lojas em geral -, 13 apresentaram irregularidades, foram autuados e serão multados. Os agentes encontraram mais de 250kg de alimentos vencidos e 125kg de produtos sem a data de validade, num total de 375kg de produtos impróprios para o consumo.

Do total de alimentos recolhidos, a maior apreensão se deu na filial do SuperMarket, localizada na Estrada Raul Veiga, onde os agentes do Procon-RJ encontraram mais de 350kg de alimentos vencidos e/ou sem identificação do prazo de validade. Desses, 193kg eram de pernil sem o prazo de vencimento.

Uma irregularidade frequente encontrada no comércio de São Gonçalo foi a ausência de preços nos produtos expostos na vitrine, o que é exigido por lei. O que aconteceu, por exemplo, nas lojas Hangabay, Moriá, Efata Fashion e B Code, todas em Alcântara. Como parte do curso de capacitação que estão fazendo na Seprocon, funcionários da Prefeitura de São João da Barra, no Norte Fluminense, acompanharam a operação realizada em São Gonçalo.

Dos 15 estabelecimentos fiscalizados, apenas dois não apresentaram irregularidades: o restaurante Rodo Grill e as lojas Cia Fashion e Danker Fashion.

Você pode gostar